segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Empresa faz bons negócios na floresta amazônica











Sediada em Manaus, a Pronatus fatura R$ 2 milhões com cosméticos e fitoterápicos feitos a partir de 18 espécies da Amazônia. Tudo de forma sustentável


Aproveitar a biodiversidade da maior floresta do mundo, de modo sustentável, foi a oportunidade que a Pronatus vislumbrou há 23 anos. A marca de cosméticos e fitoterápicos de Manaus nasceu como um sonho acadêmico. Em 1986, o professor de Farmácia e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas, Evandro de Araújo Silva, de 56 anos, empenhou-se em montar um laboratório para avaliar os benefícios de plantas nativas.

A instituição, no entanto, demonstrou pouco interesse. Mas Silva encontrou outra maneira de levar a ideia adiante: abrir a própria empresa. “Eu criei uma mistura de fábrica de cosméticos e centro de pesquisas”, conta. Por meio de parcerias com a própria universidade e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, a Pronatus testa a ação de várias espécies. Com 48 produtos derivados de 18 espécies, a empresa fatura R$ 2 milhões por ano e planeja crescer 6% em 2010. “A floresta vale incontáveis ‘pré-sais’, para a biotecnologia”, diz Silva, em alusão aos promissores negócios do pré-sal no Brasil.

MULATEIRO>>>Os índios Tikuna acreditam que a casca da árvore amazônica tem efeitos rejuvenescedores. A Pronatus identificou propriedades antioxidantes e antirrugas. A empresa e a universidade estudam um princípio ativo que pode eliminar manchas na pele
COPAÍBA>>>Com efeitos anti-inflamatórios naturais, o óleo extraído do caule é um dos componentes de um gel para massagens da marca indicado para dores musculares
CUPUAÇU>>>É um fruto comum na Amazônia, com características parecidas com as do cacau. Além do valor nutritivo, tem grande concentração de substâncias antioxidantes
CRAJIRU>>> O extrato tem ação adstringente, que pode ser comparada à da hamamélis. O creme é usado para limpeza de pele e contra problemas como acne e oleosidade



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4 MARCAS COM UM PÉ NA SELVA 1>>> FRUTOS DA AMAZÔNIA
Especializada em chocolates e doces, a marca paulista usa ingredientes como cupuaçu, graviola e taperebá adquiridos de cooperativas e associações de ribeirinhos
2>>> IIBA
A empresa do Acre desenvolve e fabrica produtos de madeira certificada pelo FSC. São objetos de decoração e móveis feitos com bálsamo, sucupira e amarelão
3>>> AMAZONLIFE
A fábrica carioca ganhou há quatro anos sócios italianos e, com eles, o mercado europeu. Produz bolsas de couro vegetal feito com o látex da seringueira
4>>> AÇAÍ FROOTY
A empresa, especializada em sorvetes, lançou há dez anos o açaí na tigela. Hoje, versões do creme do fruto amazônico são encontradas em todo o país

Fonte: PEGN

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