terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

“Não dei espaço para a concorrência”


O empresário paranaense Carlos Wizard Martins, 53 anos, conta como transformou uma escola de idiomas em um dos maiores grupos de ensino do Brasil.


A semente – “Sou formado em ciência da computação pela Universidade de Brigham Young, em Utah. De volta ao Brasil, em 1986, fui trabalhar em uma indústria em Campinas e, à noite, ensinava inglês para os colegas de trabalho. Um ano depois, abri a primeira unidade da rede Wizard, com US$ 5 mil emprestados por meu pai. O slogan: “Aprenda inglês em 24 horas” incomodou a concorrência, mas não era enganoso. Criei um método com 24 lições, divididas em aulas de uma hora. Ao final do curso, o aluno tinha o domínio de 2.400 frases que lhe permitiam se comunicar no novo idioma.”

Tropeço – “Em 2000, abrimos a primeira unidade da Wizard em Orlando, nos Estados Unidos. Superdimensionamos o projeto, gastamos US$ 1 milhão na compra de um imóvel próprio e outros US$ 500 mil com as instalações para atender mil alunos. Não passamos de cem. Depois de perder dinheiro por três anos, fechamos as portas e vendemos o prédio. Aprendemos que, para atuar no exterior, é preciso ter um parceiro local que entenda o mercado e a cultura do consumidor. Foi o que fizemos em 2004, quando abrimos outra unidade em Boston, bem mais modesta, com um sócio investidor local. Hoje, temos 25 unidades nos Estados Unidos e já atuamos até na China.”

Grupo Multi – “Nasceu em 2005, quando adquirimos a Planet Idiomas, uma pequena rede de ensino que se somou à Wizard. Nos consolidamos com aquisições. Temos oito marcas na área de educação sob o nosso guarda-chuva. A meta é seguir adiante, com novas compras em um futuro próximo. A abertura de capital será uma consequência da nossa estratégia. Mas isso não é uma meta e não vai ocorrer tão cedo.”

Sucesso – “Acontece quando o preparo encontra a oportunidade.”

Desafio – “Manter a capacidade de estar um degrau acima. É preciso inovar continuamente.”

Conselho – “Nunca é tarde para começar. Sou pai de seis filhos e sempre os estimulo a aprimorar suas próprias habilidades e talentos.”

GRUPO MULTI O QUE É: rede de ensino de idiomas, informática e profissionalizante, fundada em 1987, em Campinas (SP). Dono das marcas Wizard, Alps, SOS Computadores, People Computação, Microlins, Skill Idiomas, Quatrum Idiomas e Bit Company
ESTRUTURA: tem 3.100 unidades no país, 50 no exterior e 1,1 milhão de alunos
FATURAMENTO 2010 (ESTIMADO): R$ 1,7 bilhão


Fonte : PEGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário