sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

MegaMatte cresce 42% e planeja expansão por Sudeste, Sul e Nordeste


Investir em alimentação saudável e responsabilidade socioambiental traz bons resultados. Prova disso é a MegaMatte, que em 2010 teve ampliação de 42% em seu faturamento. A rede tem 77 lojas em funcionamento e planeja chegar à centésima neste ano. Inaugurada em 1994, no Rio de Janeiro, e operando com franquia desde 2007, a marca deve se expandir pelas regiões Sudeste, Sul e Nordeste.

Tudo começou quando um dos sócios percebeu que o mate, chá consumido gelado nas praias cariocas, era bem recebido no varejo. A MegaMatte apostou na alimentação saudável desde o início: não vende refrigerante, frituras ou cigarro. Os cerca de 400 litros de mate produzidos diariamente pelas lojas da rede levam apenas erva, água e açúcar no preparo. No cardápio há também salada de frutas, açaí, pastel integral e sanduíche natural. Os salgados também são vendidos congelados, o que evita sobras no mostruário da lanchonete.

“São duas as vantagens desse modelo: mais saúde e mais lucratividade”, diz a diretora-executiva da rede, Fátima Rocha. Ela afirma que trabalhar com linha de produtos naturais agrada o cliente final e possibilita maior margem de lucro para o franqueado, já que o chá mate natural não carrega os custos de um processo completo de industrialização.

Segundo Fátima, o mate usado pela rede não usa aditivos químicos e cresce com adubo vegetal. A preocupação com a origem do produto e com as consequências do negócio levou a marca a aderir ao comércio justo, prática que estimula a responsabilidade socioambiental. “O investimento [para certificação em comércio justo] é pesado, mas vale a pena. É segurança para o consumidor e credibilidade no mercado, além de ganho com mídia espontânea”, afirma.

Recentemente, a MegaMatte substituiu os copos de plástico por copos de papel proveniente de reflorestamento e aderiu ao Programa Franchising de Baixo Carbono da Associação Franquia Sustentável (Afras). Em 2010, a rede lançou um modelo de loja compacta, cujo investimento é menor.

Quanto custa ter uma franquia MegaMatte Tipo de negócio: Alimentação
Investimento inicial: R$ 130.000 (quiosque), R$ 185.000 (loja compacta) e R$ 250.000 (loja máster)
Capital de giro: R$ 8.000 a R$ 15.000
Taxa de franquia: R$ 30.000
Taxa de royalties: 4%
Taxa de publicidade: 1%
Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
Lucro médio mensal: 17%
Prazo médio de retorno do investimento: De 24 a 36 meses
Faturamento anual da rede: R$ 50,6 milhões
Área da unidade: 12 m² para quiosque, entre 45m² e 55m² para loja compacta e 60m² para loja máster
Número de lojas em funcionamento na rede: 77
Regiões de interesse: Sudeste, sul e nordeste
Apoio ao Franqueado: Realização de reuniões com comitês de apoio; catálogo de material publicitário; consultoria de campo; acompanhamento de resultados; apoio em RH; cursos e programas de atendimento, gestão, reciclagem.

Fonte: PEGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário