sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O hidrogênio é nosso


O QUE É: O Brasil inaugurou uma nova era para o transporte público com a utilização do hidrogênio como combustível. Desde o mês de julho, o país passou a ter um dos primeiros ônibus desse gênero no mundo — no trajeto São Bernardo do Campo-São Paulo. Até 2010, outros três coletivos serão operados pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU)

COMO FUNCIONA: O ônibus utiliza células de hidrogênio combinadas com baterias de íon-lítio para movimentar motores elétricos. O veículo brasileiro combina dois conjuntos de uso automotivo, que geram 230 kW de potência. Faz sete quilômetros por quilo de gás, o que lhe dá uma autonomia de 350 quilômetros

QUEM CRIOU: O protótipo resulta de cinco anos de pesquisas da empresa gaúcha Tuttotrasporti, de Caxias do Sul, especializada em chassis híbridos e elétricos para ônibus. “A comunidade internacional recebeu nosso projeto com ceticismo. Ninguém acreditava que brasileiros pudessem fazê-lo”, conta o diretor geral, Agenor Boff

>>> QUANTO CUSTA SER VERDE
O modelo brasileiro é o mais barato do mundo, de acordo com o diretor da Tuttotrasporti. Mesmo assim, os R$ 2 milhões de cada unidade equivalem a três vezes o preço de um ônibus comum. “Os valores vão cair. É só o hidrogênio se popularizar”, afirma Boff

>>> COMBUSTÍVEL SEM CRISE
Para o abastecimento, a EMTU instalou, com auxílio da Petrobras, uma unidade de produção do gás por eletrólise, que usa apenas água e eletricidade. O custo, segundo a Tuttotrasporti, é de R$ 1 por quilo — ou seja, dá para encher o tanque por R$ 45

>>> QUALIDADE DO AR
A emissão do motor se limita a vapor d’água, gerado pela reação do hidrogênio com o oxigênio dentro das células
. Fonte : PEGN

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