sábado, 4 de dezembro de 2010

Embrapa lança BRS Clara, nova cultivar de batata


A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lança em dezembro uma nova cultivar de batata, a BRS Clara, que deve beneficiar produtores de todo o país, que hoje importam semente, devido à falta de materiais genéticos de alta qualidade culinária e desempenho de lavoura genuinamente brasileiros.

A cultivar apresenta resistência à requeima, doença devastadora para a bataticultura mundial, que compromete grande parte da produção, além de depreciar o produto e aumentar os custos de produção, com reflexos para os consumidores. Aliada à resistência, a nova cultivar apresenta boa aparência de tubérculo, que pode ser comparada com as principais cultivares em uso no mercado brasileiro, inclusive as importadas.

A BRS Clara foi desenvolvida pelo Programa de Melhoramento Genético de Batata da Embrapa, liderado por Arione Pereira, pesquisador da Embrapa Clima Temperado. “Nossa proposta é de uma apresentação regionalizada da cultivar BRS Clara, numa série de dias de campo, para que os produtores conheçam bem as suas qualidades e nos ajudem a levar para outros lugares onde se planta batata no país”, diz Pereira.

A apresentação pública da nova cultivar de batata está marcada para 16 de dezembro, quando acontece um Dia de Campo na cooperativa Coopibi, em André da Rocha, RS. No dia 21 de dezembro, a cultivar será apresentada para agricultores de Pelotas, RS, na Estação Experimental de Cascata (EEC) da Embrapa Clima Temperado. Para o inicio de 2011 estão previstos outros Dias de Campo, em regiões importantes para a produção de batata no Brasil.

Para saber mais sobre a cultivar, inclusive sobre a disponibilidade de sementes, as informações podem ser obtidas no Escritório de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia, em Canoinhas/SC, no endereço: Embrapa Transferência de Tecnologia / EN-Canoinhas, BR 280, km 219, Bairro Água Verde, Caixa Postal 317, CEP 89.460-000 Canoinhas, SC. O telefone é (47) 3624-0127 e o e-mail: encan.snt@embrapa.br.

matéria : extraida do globo rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário