quarta-feira, 20 de julho de 2011

King of Palms explora prestígio da Amazônia e ganha o mercado externo


Três décadas e meia atrás, quando o economista Claudio Guimarães, 65 anos, comprou a King of Palms, a empresa familiar não passava de uma pequena indústria de conservas com uma fábrica no Rio de Janeiro e outra no Paraná. “Meu interesse foi despertado porque os donos já exportavam”, conta o empreendedor. Nascido no Brasil e criado na França, Guimarães percebeu que dispunha de um tesouro pouco explorado nas mãos. “Na época, produtos brasileiros não tinham prestígio no exterior. Hoje, em compensação, a marca Amazônia vale ouro.” O empresário foi desativando aos poucos todas as outras linhas e, a partir de 1983, concentrou o negócio somente no palmito do açaizeiro para o mercado gourmet. E pôs na mira as lojas da Europa e dos Estados Unidos, onde já existia a procura por alimentos orgânicos — uma estratégia que se mostrou certeira. Hoje, a King of Palms fatura R$ 15,3 milhões por ano, tem cinco fábricas nos estados do Pará e Amapá e exporta 30% da produção. Os pontos de venda lá fora chegam a 750, incluindo também o Japão e a China.

Para conquistar espaço nesse segmento tão exigente, foi preciso investir em certificações que atestam que o palmito, extraído da mata nativa do estuário do rio Amazonas, a 400 km de Belém (PA), respeita as regras de manejo sustentável e não põe em risco a subsistência da população local — os potes de 300 gramas são 100% rastreáveis e estampam os selos AB (Agriculture Biologique), EcoCert Brasil e USDA Organic. Guimarães está atualmente às voltas com o lançamento de uma nova linha, também devidamente certificada. No fim de 2010, ele investiu R$ 500 mil para lançar suas “castanhas-do-pará orgânicas da Amazônia”, em embalagens plásticas a vácuo com 100 gramas e fecho tipo zip. As projeções são otimistas — o empresário prevê fechar o ano com um faturamento de R$ 18 milhões, embora ainda não arrisque dizer qual será a participação das castanhas nessa conta. “Só agora estou começando a sentir a receptividade, mas tudo indica que será um sucesso. O primeiro lote enviado à Flórida foi de 70 caixas, e o segundo, de 350”, diz.

KING OF PALMS ONDE ESTÁ: em 1.500 pontos de venda, como mercados de luxo, empórios e lojas gourmet de 21 estados brasileiros
PARA ONDE VAI: para 750 estabelecimentos da Europa, EUA, Japão e China, além de Florença, na Itália


fonte: globo rural

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