quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Campanha de Serra tenta causar medo no eleitor






Campanha de Serra tenta causar medo no eleitor
Medo caracteriza Direita e religiões picaretas
Quando Sartre afirmou que a Direita se caracterizava por tentar colocar medo nas pessoas, não poderia ser tão exato e profético para a eleição brasileira de 2010. A campanha de José Serra mudou de estratégia a cerca de um mês e meio e começou a tentar passar a imagem de que o PT representa tudo o que há de pior no mundo- O PT já foi associado com os narcotraficantes bolivianos, com o Comando Vermelho, com apoio a regimes totalitários e com as Farcs. José Serra, Índio da Costa e, por fim, a revista Veja, começaram a usar a velha tática direitista quando viram que o tucano não saía dos 35 % nas pesquisas;- A tática é antiga na política brasileira. Em 1989, durante a campanha, o ex candidato Fernando Collor acusava o então candidato Lula dizendo que, se Lula fosse eleito, confiscaria a poupança da população, medida que ele mesmo acabou fazendo. O então presidente da Fiesp, Mário Amato, dizia que se Lula fosse eleito, 800 mil empresários deixariam o país. Mais de 800 mil empresários acabaram falindo com o Plano Collor;- Em 1994, Lula foi acusado pela campanha do PSDB, de FHC, de, se eleito, desestabilizar o plano Real e retornar com a inflação. Já em 2002, coube a Regina Duarte fazer o papel de “assustadinha” com uma vitória de Lula, dizendo que tinha medo dos "radicais" do PT;- A mudança na campanha de Serra está sendo muito criticada pelos intelectuais brasileiros. Segundo o consultor político Antônio Lavareda, “a tática do medo é inócua. Não tem impactos nas intenções de voto”, afirma. Para o professor José Paulo Jr, cientista político, “...está faltando discurso ao PSDB”. Para o professor da USP, Gaudêncio Torquato, o discurso do PSDB não chega nas massas e apenas fortalece os setores conservadores e de extrema direita que já apoiavam Serra;

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