
Barack Obama não incluiu São Paulo em sua visita ao Brasil, mas representantes do empresariado paulista terão uma chance de conversar com o presidente americano em um almoço no Itamaraty, no dia 19 de março.
O Planalto quer aproveitar a visita para ativar um fórum binacional de executivos criado no governo Lula.
Na outra perna de sua viagem, no dia 20 no Rio, Obama terá contato com a população. Estão previstos passagem por uma favela com UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) e, como antecipou a Folha, um discurso público.
Barack Obama deve se reunir com empresários de São Paulo durante sua visita ao Brasil, em março
Ainda não se sabe qual mensagem o presidente americano trará ao Brasil e à América do Sul.
Também não está acertado o caráter formal da visita, se de Estado, oficial ou de trabalho.
A primeira hipótese, que incluiria um pronunciamento de Obama a uma sessão conjunta do Senado e da Câmara, está quase descartada, já que ele vem num fim de semana (deve chegar na sexta, dia 18, à noite).
Na falta, até agora, da perspectiva de apoio de Obama à candidatura brasileira a uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), os dois países negociam acordos econômicos e no setor de biocombustíveis.
No primeiro caso, seria um acordo de facilitação do comércio. No segundo, prevê-se o aprofundamento do memorando assinado em 2007, que estabeleceu a colaboração bilateral na implantação da produção de biocombustíveis em terceiros países.
fonte:Folha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário